Porto Velho,
Rss Canal YouTube Facebook Twitter


EDUCAÇÃO E MARXISMO: 100 ANOS DE REVOLUÇÃO RUSSA

UNIR e IFRO sediam evento que reunirá renomados pesquisadores da Educação

13/07/2017 - [18:29] - Educação


No período de 11 a 13 de outubro de 2017, em Porto Velho/RO, ocorrerá a I JORNADA DO HISTEDBR-RO, com o Tema Educação e Marxismo: 100 anos da Revolução Russa. O Evento é coordenado pelo Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR-RO e conta com a parceria e apoio de outros grupos de Pesquisa vinculados à Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO): Centro de Estudos Marxistas em Educação e História na Amazônia (CEMEHIA/UNIR), Núcleo de Estudos Históricos e Literários (NEHLI/IFRO) e Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Sustentabilidade (CIEPES/UNIR).

A I Jornada do HISTEDBR-RO contará em seus debates com renomados pesquisadores da Educação Brasileira, como o Prof. Dr. Dermeval Saviani (UNICAMP), Prof. José Luís Sanfelice (UNICAMP) e Newton Duarte (UNESP/Araraquara). Segundo os organizadores do evento “A realização desta Jornada se reveste de grande relevância, sobretudo porque vivemos tempos tormentosos em que o desenvolvimento do capitalismo ocorre com o domínio imperialista. Há uma extrema concentração de capital enquanto milhões de trabalhadores explorados amargam as piores condições de vida e trabalho, condenados ao desemprego, ao trabalho informal, à indigência, à ignorância, à repressão do Estado liberal cada vez mais genocida”.

Segundo a Prof.ª Dr.ª Marilsa Miranda de Souza, Coordenadora do HISTEDBR-RO, “O evento apresentará estudos e pesquisas realizadas nos últimos anos acerca das politicas educacionais, formação e trabalho docente, psicologia histórico cultural, educação e trabalho, educação integral, etc., articuladas ao ensino e a extensão para o público interno e externo à Universidade Federal de Rondônia/UNIR e ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO. Diante de uma situação de destruição de direitos, de fascistização do Estado e de grande preocupação em relação à situação política de nosso país, o HISTEDBR-RO como grupo de pesquisa vinculado ao HISTEDBR da Unicamp busca travar essas discussões acerca da educação brasileira e suas possibilidades de resistência”, conclui.

A proposta da Jornada é discutir a influência da Revolução Russa para processos posteriores, inclusive, nas propostas educacionais. Segundo a prof.ª Me. Gedelli Ferrazzo (IFRO/Campus Calama) “A educação socialista fundamentada no marxismo, no materialismo histórico-dialético é o que a humanidade alcançou de mais avançado e que fundamenta em todo o mundo, propostas educacionais que se constroem sob seus princípios, como a pedagogia histórico-crítica pelo Prof. Dermeval Saviani no Brasil”.

Além dos debates com os pesquisadores, parte da programação será destinada ao debate com os Movimentos Sociais do Campo, Movimento Estudantil, Movimento Indígena e Movimento Operário, acerca da situação política do país e as alternativas de resistência. O Evento também terá uma manhã para apresentação de trabalhos em cinco Grupos de Trabalho (GTs), sendo os trabalhos selecionados publicados em formato eletrônico nos Anais do Evento. O prazo para submissão de trabalhos é até 11 de setembro. A programação detalhada, normas para submissão e outras informações estão disponíveis no site do evento: http://www.jornadahistedbr.unir.br/


Comentários

Preencha o formulário abaixo e clique em "Comentar" para enviar seu comentário


ComentÁrios Facebook


Mais Notícias

publicidade

E-mail: redacao@gentedeopiniao.com.br - gentedeopiniao@gmail.com

Diretor Comercial Luiz Carlos Ferreira - Jornalista Responsavél Luka Ribeiro

Telefone: (69) 3221 4532 e (69) 3221 4532

Endereço: Av Getulio Vargas 2086 - Sala Comercial 5 , Bairro: Nossa Senhora das Graças - CEP: 76804-114

Cidade/Estado: Porto Velho/RO

É autorizada a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, informando a fonte em nome de Gente de Opinião

Gente de Opinião | Copyright © 2017 | Todos os direitos reservados